quarta-feira, 23 de maio de 2012

[Competição] Avião de Papel

Além de divertida, a competição do avião de papel, hoje, nos trouxe aprendizados. Ficamos satisfeitos! Porém, na próxima procuraremos melhores resultados!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

[Reportagem] Aviãozinho De Papel Faz Parte Até Mesmo De Pesquisa Espacial

Apesar do tom de brincadeira do evento, aviõezinhos de papel tem seu lugar no mundo sério. A Universidade de Tóquio, por exemplo, estuda designs e materiais para fazer com que aviões lançados do espaço resistam à entrada na atmosfera. O estudo começou com a Associação Japonesa de Origami, chegou até o departamento de estudos aeroespaciais da universidade e, depois, ao astronauta japonês Koichi Wakata – que já foi três vezes ao espaço e soma mais de 159 dias fora da órbita terrestre.

O objetivo era usar a viagem de Wakata em 2009 para jogar alguns aviõezinhos do espaço e descobrir se as estruturas resistiriam à reentrada na atmosfera. Em testes com uma resina de vidro aplicada em uma folha de papel, os pesquisadores conseguiram montar um avião de origami que resistiu ao calor de 230 graus e velocidades supersônicas.


Nem a Nasa (Agência Espacial dos EUA), nem a Jaxa (Agência Espacial Japonesa), informam se o projeto foi executado. Críticos à época diziam que, como os aviões não poderiam ser rastreados – chips localizadores aumentariam o peso do avião e diminuiriam muito as chances de resistir à reentrada –,não valeria a pena nem mesmo tentar. O estudo, porém, fazia parte de uma pesquisa maior, para a criação de naves leves para a reentrada na atmosfera.


Fonte de pesquisa: http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/2012/03/22/torneio-de-avioezinhos-de-papel-tem-pesquisa-de-aerodinamica-segredos-industriais-e-copia-da-internet.htm